Tópicos em Geografia para aula de campo – Floresta da Tijuca

Atividade realizada em julho de 2013 com o CPV CEASM

1 – Início – Praça do alto.

Relevância do campo na floresta para prova UERJ;

Orientação solar – O sol nasce ao leste, se põe ao oeste / a floresta está a norte e a saída no sul;

Percebe-se a massa de ar fria e úmida vinda do sul (mar), e massa de ar quente ao norte (Tijuca), isso interfere em toda dinâmica da floresta, vegetação, solo, paisagem, microclimas, etc;

Orientações gerais (alongamento).


2 – Cascatinha.

A origem da areia no fundo da cachoeira – efeito físico do impacto da água sobre as rochas e o escoamento superficial (EROSÃO);

De onde vem a água? Efeito esponja da floresta e sua variação nos períodos do ano;

Diversidade da floresta tropical X fraca floresta temperada;

Inverno X Verão / Primavera X Outono (onde as folha não caem aqui – só a amendoeira para poupar energia e água);

Aspectos históricos.


3 – Antes do Centro de visitantes.

Efeito esponja (pedra molhada - fonte);

Intemperismo físico, químico e biológico; e erosão;

Formação do solo (pedogênese);

Sucessão ecológica natural;

Aspectos da física e da biologia.


4 – Rio antes do Centro de visitantes (trilha).

Meandros e areia acumulada – pouca velocidade da água, boa infiltração no solo;

Retilização de rios – alta velocidade da água, pouca infiltração no solo, aumento do poder erosivo, assoreamento e inundações;

Área de inundação natural – não construir aqui!


5 – Centro de visitantes.

Unidade de conservação – APA, Parque, RPPN, APP, etc;

Parque Nacional da Tijuca – Administração em 3 esferas - municipal, estadual e nacional;

Distribuição dos mapas e localização atual;

Evolução: Engenhos de açúcar 1590-1797 / Plantações de café 1763-1856 / Fonte de água para cidade-LAPA / Uso recreativo e educativo;

Área reflorestada – Segundo a lenda 33 empregados e 6 escravos;

Fauna e Flora nativa e invasora;

A inserção da jaqueira e sua eliminação gradativa.

Principais problemas da floresta hoje – incêndios/balões e ocupações irregulares;

Visita breve ao centro de visitantes, banheiro e água.


6 – Gruta Paulo e Virgínia.

Degradação, pichações e lixo;

Matacões – rochas soltas e ação do intemperismo F/Q/B;

“Na árvore próxima” apresenta fungos, bioindicador de qualidade de ar;

Evapotranspiração das árvores contribui para o clima frio e úmido.


7 – Vista do Almirante.

Acidente em 1988 devasta grande parte da vegetação, onde promove de forma natural a sucessão ecológica;

Embaúba – árvore importante que surge, contribui para o crescimento no entorno e morre depois;

Fototropismo – disputa da vegetação pelo sol/energia;


8 – Ponto divisor de águas – NORTE/SUL.

Percepção de indicadores do clima do lado sul/mar/frio-úmido, e norte/tijuca/quente-seco;

Serapilheira – a proteção do solo nas trilhas.


9 – Alto do Maciço da Tijuca – 1021 m.

2º ponto mais alto da cidade do Rio de Janeiro X Pico das Agulhas Negras/Itatiaia +/- 2.604 m o mais alto do estado, e Pico da Neblina/______ m o mais alto do Brasil;

Vegetação gramínea no alto da Floresta e Diversa nas partes baixas;

Localização norte/sul, leste/oeste;

Vertente Norte: Urbanização do Centro para Zona Norte, o padrão nas edificações, no poder aquisitivo, no valor do solo – vários espaços (Centro, Tijuca, Leopoldinense, Engenho de Dentro, Madureira, Baixada);

Vertente Zona Oeste: Barra da Tijuca, padrão nas edificações, na década de 70 o presidente Lúcio Costa prepara esse novo espaço para nova classe média.

Vertente Sul: Leblon, Ipanema e Lagoa, espaço da classe alta saturado.

Remoções urbanas / GENTRIFICAÇÃO – Horto, Providência, Santa Marta, Cantagalo/Pavão/Pavãozinho, Vila Autódromo, Borel, favela Metrô e etc; e A UPP vista pelo alto.